A (nossa) sala de aula do futuro

Assembly
A (nossa) sala de aula do futuro

No início, quando idealizámos a Assembly como Escola do Futuro, tornou-se claro que tínhamos de apostar numa metodologia inovadora que fosse posta em prática numa sala de aula igualmente inovadora. Surgiu, assim, a nossa Sala do Futuro, uma sala dividida em vários espaços para criar, investigar, desenvolver, apresentar e partilhar projetos, ideias e sonhos.

Este ambiente educativo inovador é inspirado no conceito de Future Classroom Lab (FCL), proposto pela European Schoolnet — uma rede de 34 Ministérios da Educação europeus com sede em Bruxelas — e implementado pela primeira vez em janeiro de 2012. De forma sintética, um Future Classroom Lab propõe uma nova articulação entre os conceitos de pedagogia, tecnologia e desenho das salas de aula, transformando-as em espaços educativos que permitem novas metodologias de aprendizagem e estimulam as competências necessárias aos desafios do século XXI. As novas tecnologias ganham lugar de destaque nesta sala de aula do futuro, transformando os processos de ensino e a própria aprendizagem.

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Fonte: Fronteiras XXI | Temas que desafiam Portugal e o Mundo

Para isto, o FCL propõe a criação de seis zonas de aprendizagem, que estimulam diferentes componentes do processo educativo. Segundo a Direção-Geral da Educação no manual intitulado “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem“:

“A Sala de Aula do Futuro comporta ambientes educativos aliciantes com o uso da tecnologia que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento.”.

Assim, deverão ser criados espaços para:

  • Investigar – desenvolver espírito crítico e capacidade de resolução de problemas; os alunos são convidados a pensar e a levantar questões;
  • Criar – estimular o processo criativo através da planificação e execução de trabalhos/projetos, sozinhos e em grupo;
  • Apresentar – ativar a dimensão comunicativa da aprendizagem; aprender a partilhar e a comunicar conhecimento;
  • Interagir – os alunos são convidados a participar ativamente nas aulas, interagindo com os professores, os outros alunos e os dispositivos tecnológicos educativos;
  • Partilhar – aproveitar a tecnologia para processos comunicativos e colaborativos mais produtivos; trabalhar em grupo;
  • Desenvolver – realizar aprendizagens informais, praticar a autorreflexão e a autoaprendizagem e aprender de forma lúdica;

Mas importa sublinhar que a Sala de Aula do Futuro não é apenas esta nova organização do espaço físico ao estilo “laboratório” com equipamentos tecnológicos. Mais do que isso, é uma nova abordagem educativa centrada na ação do aluno que, através da tecnologia, apreende novos conhecimentos, aprende a trabalhar em equipa, desenvolve projetos, estimula a sua criatividade e raciocínio lógico. E é assim que na Assembly também o fazemos!

Inspirados pelo conceito de FCL e considerando que este não é um conceito estanque e que pode ser adaptado às várias realidades de várias escolas, criámos também a nossa Sala do Futuro. Adaptada à oferta formativa da nossa escola, esta sala é o maior espaço da Assembly e divide-se em quatro zonas funcionais:

Build & Control – zona dedicada à robótica e mecatrónica; os alunos são convidados a testar ideias e construir modelos, trabalhando, por exemplo, com robots e impressora 3D, sozinhos e em grupo;

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Create & Edit – estúdio de fotografia e vídeo; os alunos planeiam e executam os seus próprios projetos audiovisuais, aprendendo enquanto o fazem; implica planeamento, capacidade de análise e trabalho de equipa;

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Present & Share – equipada com sistema de projeção e disposição em auditório, esta zona recebe as apresentações dos alunos sobre os projetos desenvolvidos; é estimulada a capacidade de comunicar e trocar informação com os outros alunos e professores e também a autoconfiança e a análise crítica;

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Research & Develop – área ocupada por computadores, onde cada aluno explora e experimenta ao seu ritmo; foco é dado à descoberta, à exploração e à autonomia;

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A Sala do Futuro da Assembly cumpre, assim, todas as metas propostas pelo conceito de Future Classroom Lab: a nossa sala constitui-se “em torno de diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promoção de múltiplas e variadas competências, em específico aquelas que a literatura refere com frequência como XXI-century skills”; integra múltiplas tecnologias; tem mobiliário diversificado, multifuncional e reconfigurável; e expressa já uma nítida preocupação com o estabelecimento de “melhorias ambientais para garantir maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia” aos alunos.

Sendo a Assembly uma escola que tem na tecnologia a sua génese, os nosso espaços só poderiam ser configurados deste modo: os alunos como centro do processo educativo e a tecnologia como ferramenta que permite imaginar, criar, partilhar, fazer, testar, errar e testar novamente. Esta Sala do Futuro é, de facto, um espaço especial e que consegue, com sucesso, prepara as novas gerações para o futuro mercado de trabalho através do desenvolvimento de várias competências tecnológicas.

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